Feira de Santana como grande entreposto ferroviário do brasil
O Trem Regional, a Ferrovia Feira de Santana (BA) / Ipojuca (PE), a Ferrovia Transnordestina e a
Ferrovia Belo Horizonte (MG) / Candeias (BA) consolidarão a cidade de Feira de Santana como um dos
entrepostos ferroviários mais importantes do país.
A Superintendência de Infraestrutura de Serviços de Transporte Ferroviário de Carga (SUFER), que é
vinculada a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou há alguns anos uma reunião
pública participativa com o objetivo de colher contribuições aos estudos preliminares que serão
utilizados no processo de concessão à iniciativa privada no maior trecho ferroviário que vai passar pela
cidade, a ferrovia Belo Horizonte (MG) / Candeias (BA), com 1.419 km de extensão.
Esta ferrovia será estendida até Feira de Santana onde terá pátio de interligação. O percurso escolhido
entre quatro opções estudadas vai passar por 27 municípios de Minas Gerais e 25 da Bahia, são eles:
Sebastião Laranjeiras, Urandi, Pindaí, Candiba, Guanambi, Manoel Vitorino, Barra da Estiva, Iramaia,
Maracás, Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Itatim, Santa Teresinha, Castro Alves, Rafael
Jambeiro, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Feira de Santana, Anguera, Conceição do Jacuípe, Santo Amaro,
Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Candeias. No trecho baiano, entre os municípios de Guanambi e
Manoel Vitorino a ferrovia vai compartilhar 200 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em construção
pela Valec.
Com investimento previsto até então entre R$ 10 e 20 bilhões, esta era uma obra integrante do Plano de
Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo federal de Dilma Rousseff, com o objetivo de
ampliar a escala de investimentos públicos e privados em infraestrutura rodoviária, ferroviária,
hidroviária, portuária e aeroportuária.
No caso das ferrovias, acrescenta-se o então interesse do governo federal em tê-la como alternativa
logística, objetivando a redução do custo dos fretes.
Esta ferrovia vai trazer um conjunto de benefícios para Feira de Santana, pois com ela passarão quatro
ferrovias aqui, o que vai tornar a cidade um grande entroncamento ferroviário.
Por isso, nossa expectativa ainda é muito grande pela conclusão do projeto, além da geração de emprego e
renda, tanto na fase de construção quanto na sua operação.
O governo federal daria a concessão com os direitos de exploração da ferrovia a uma empresa da
iniciativa privada. A concessionária teria 5 anos para construção e 30 anos para operação, prestando
serviços de operação diretamente aos usuários, que remunera por meio da Tarifa de Fruição.
O Trem Regional teria 238 km de extensão e passaria pelos municípios de Conceição da Feira, Salvador,
Alagoinhas e Feira de Santana.
A Ferrovia Transnordestina iria de Feira de Santana a Petrolina.
Já a Ferrovia Feira de Santana - BA/ Ipojuca - PE, por sua vez, teria 893 km de extensão e atravessaria
33 municípios, sendo 17 no estado da Bahia, 05 em Sergipe, 06 em Alagoas e 05 em Pernambuco, onde faria
conexão com a Ferrovia Nova Transnordestina, na cidade de Ipojuca.
Foto: Antiga Estrada Ferroviária de Feira de Santana/BA
(Fonte: Governo Federal)